Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar e editar seu próprio texto. É fácil.

programas sociais

do governo

Refugiados, solicitantes de refúgio e imigrantes podem aderir a diversos programas sociais do governo brasileiro.

Basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se informar sobre os seguintes programas:

Bolsa família

É um programa que garante assistência financeira mensal para as famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. Para receber o benefício, as famílias assumem o compromisso de manter as crianças e adolescentes estudando, as crianças com o calendário de vacina em dia e as grávidas com o acompanhamento pré-natal.

Minha casa, minha vida

É um programa do governo federal que oferece condições especiais de financiamento para famílias de baixa renda comprarem casas próprias, a depender da renda da família.

Projovem

O Programa “Projovem” oferece bolsas de estudo para jovens adultos de 18 a 29 anos que são alfabetizados mas que não concluíram o ensino fundamental, como incentivo para terminar os estudos.

Aluguel social

 

O Programa “Aluguel Social” oferece assistência mensal para famílias de baixa renda pagarem o aluguel.

 

Benefício de prestação continuada (BPC)

É um benefício de renda no valor de um salário mínimo para pessoas com deficiência de qualquer idade ou para idosos com idade de 65 anos ou mais que apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, por isso, apresentam dificuldades para a participação e interação plena na sociedade.

Tarifa social de energia elética

Esse benefício concede um desconto na conta de eletricidade de famílias de baixa renda.

ID Jovem

Carteira do idoso

Aposentadoria para pessoas de baixa renda

Telefone popular

Programas específicas para famílias rurais

 

Importante: As regras dos programas variam de acordo com a cidade. Dirija-se ao CRAS mais próximo de sua residência para mais informações e para saber em quais programas sua família pode ser contemplada.

Como encontrar o CRAS mais próximo de mim?

Você pode ver a lista completa de CRAS do Rio de Janeiro clicando aqui. Procure pelo seu bairro na lista de "bairros de abrangência" e entre em contato com o centro para agendar uma consulta.