nossos projetos

justiça sem fronteiras

acesso à justiça

Um dos propósitos da Rumos é a democratização do acesso à justiça.
Para isso, oferecemos assistência e representação jurídica gratuita à população migrante em questões relativas à documentação, regularização migratória, naturalização e acesso a direitos sociais. 
Nesse momento, estamos também dando foco em assistência jurídica sobre o Auxílio Emergencial. 

Image by Annie Spratt

rumos nas ruas

mutirões de atendimento e educação em direitos humanos e sociais

A fim de garantir o acesso à informação sobre direitos e hipóteses de regularização migratória, bem como o direito à serviços públicos realizamos mutirões de em regiões estratégicas e descentralizadas na cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, onde concentram-se grande número de migrantes. Também realizamos mutirões voltados para a comunidade LGBTQ+ e demais grupos vulneráveis, a fim de garantir um espaço seguro e confortável a essas pessoas. 
Nos mutirões oferecemos assessoria gratuita em regularização migratória e oferecemos materiais e cartilhas sobre acesso a serviços públicos e prevenção à violação de direitos. 

Devido a pandemia, nosso calendário de mutirões será aberto em 2021.

Image by Dmitrii Vaccinium

formação de lideranças e multiplicadores

curso de capacitação

Capacitação de lideranças comunitárias em noções básicas de Direito (humanos, migratórios, dos refugiados, trabalhistas, previdenciários, políticos, LGBTQ+); capacitação em processos burocráticos na obtenção de autorização de residência; à violência de gênero e discriminação racial. Apresentação do funcionamento das Defensorias Públicas, CRAS, CREAS, Delegacias da mulher e demais serviços públicos. 
O objetivo é promover a conscientização de que todos os imigrantes e refugiados têm direito ao acesso à Justiça - inclusive aqueles que eventualmente não estejam documentados - e que são sujeitos de direitos, podendo demandar a efetivação desses direitos, inclusive judicialmente. 
Ao fim do curso é esperado que a liderança possa atuar como um ponto focal em sua comunidade para orientar demandas de regularização migratória, acesso a direitos e na prevenção de violações.

Devido a pandemia, nosso calendário de inscrições será aberto em 2021.de direitos.

Image by Alissa De Leva